UTILIDADE PÚBLICA

Projeto Ambiental: Produtos de Limpeza Caseiros

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os produtos de limpeza industrializados contêm elementos extremamente prejudiciais ao meio ambiente e que podem causar danos à saúde. Quando não são biodegradáveis, seu contato com a água, terra, plantas e demais elementos da natureza, levam à contaminação do meio ambiente e, como se sabe, a poluição é um grande problema que tem, cada vez mais, destruído o mundo em que vivemos. O dever de cada pessoa é aprender a viver com mais qualidade, fazendo o possível para estar em harmonia com o meio ambiente, realizando suas necessidades, sem agredir o planeta. 

O Direito Ambiental tem como fonte certos princípios que podem ser vistos no presente projeto. O princípio da Prevenção, por exemplo, visa evitar danos ambientais, pois, uma vez causados, são de dificilmente reparados. Já o princípio do Limite, segundo Talden Queiroz Farias diz respeito a “fixar parâmetros mínimos a serem observados em casos como emissões de partículas, ruídos, sons, destinação final de resíduos sólidos, hospitalares e líquidos, dentre outros, visando sempre promover o desenvolvimento sustentável.” Ambos os princípios são vistos neste projeto, uma vez que há a preocupação com o descarte de produtos químicos, que são prejudiciais ao meio ambiente e, por assim ser, o indivíduo ter a necessidade de buscar alternativas sustentáveis.

Para tanto, uma das formas de realizar as atividades domésticas sem utilizar produtos químicos, prejudiciais ao meio ambiente, é a utilização de produtos de limpeza caseiros que, além de não serem nocivos à natureza, são de baixo custo.

Receita 1. A primeira receita a ser indicada é super simples e leva apenas dois ingredientes: sal e suco de um limão. Coloque em um recipiente uma colher de sal e em seguida o suco de um limão inteiro. Essa mistura pode ser utilizada para tirar machas e sujeiras mais grossas. Um lugar onde pode ser utilizado é no fogão, pois ajuda a desengordurar e tirar as sujeiras mais profundas.

Receita 2. A segunda receita também é composta de apenas dois ingredientes: 1 litro de água quente e uma barra de sabão de coco (o da imagem tem 100g). O sabão de coco é biodegradável, portanto, mesmo que comprado pronto, não é nocivo à natureza. Em um recipiente, raspe o sabão em barra, o que pode ser feito com uma faca mesmo. Após, coloque um litro de água quente e dissolva o sabão. Essa mistura pode ser utilizada para limpar o piso, azulejo.

Receita 3. Com apenas dois ingredientes, a terceira receita pode ser utilizada em vários lugares. Em um recipiente coloque 1 litro de água e 5 colheres de vinagre branco. Com essa mistura você pode limpar o mofo do rejunte de azulejos, por exemplo. Esfregue a mistura no rejunte dos azulejos e após 1 hora lave com água e sabão. Para deixar seus copos brilhando, você também pode deixá-los por 15 minutos numa bacia com a água e o vinagre, depois lavá-los normalmente. A mistura também pode ser utilizada para a limpeza de vidros e janelas.

Receita 4. A quarta receita leva 1 litro de água, duas xícaras de vinagre branco e ½ xícara de bicarbonato de sódio. Essa mistura serve como desengordurante, portanto pode ser utilizado em diversos lugares na cozinha. Diversas outras receitas podem ser criadas em casa com o fim de realizar as limpezas domésticas sem gastar muito e contribuindo para com o meio ambiente, utilizando produtos biodegradáveis. Atitudes simples podem ser feitas a cada segundo em prol da harmonia do homem com o meio ambiente, bastando a conscientização de cada um para termos um mundo melhor!

UNOESC - Direito Ambiental 2016/1

Cristine Santiago Ghizoni


 

Busca

Copyright © 2018 Associação de Amigos Granja Viana II Glebas I e II. Todos os direitos reservados.

Search